Brinquedos de rapaz/ Brinquedos de rapariga...

Voltámos a falar dos brinquedos e do critério de organização que a J. usou.

O R. ficou com alguma vergonha em explicar à turma porque é que o tacho (brinquedo que trouxe) é para rapaz e rapariga, não só para rapariga.

A professora perguntou:

- Quantos pais, não mães, só pais cozinham lá em casa?

11 meninos e meninas puseram o dedo no ar. Só 7 pais não cozinham. 3 alunos estavam a faltar.

- Como terão aprendido a cozinhar?

Conversámos um bocadinho, mas ninguém sabia como é que os pais aprenderam a cozinhar.

- E quantos meninos, rapazes, brincam com bonecas?

4 rapazes puseram o dedo no ar:

2 rapazes brincam (com as irmãs ou com as primas) a fazer de conta que as bonecas são grandes: conduzem carro, vão sozinhas às compras...

2 rapazes brincar a fazer de conta que as bonecas são bebés.

Então, a professora perguntou:

- Quantos pais, não mães, vos mudaram a fralda? E como aprenderam a mudar a fralda a bebés?

Estas perguntas foram para perguntarmos em casa, nem todos sabíamos.